segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

VOCÊ, UMA PESSOA DIFÍCIL?


Quando pensamos em algo difícil, lembramos de obstáculos, barreiras, muito esforço, uma variedade de armas, trevas... Agora mude um pouco seu olhar, seu foco e imagine: Pessoas difíceis, longe de você, botando aquela banca... Imaginou? Dá até para arriscar: prepotente, arrogante, chata, solitária... E daí por diante. 

Difícil - adj. Que não é fácil, que se custa a fazer / Que exige esforço; complicado / difícil de resolver. / Perigoso, arriscado / Penoso, aflitivo: passar momentos difíceis. / Exigente, custoso de contentar, etc.

Veja que tudo isso acima é o significado de Difícil. Então, preocupem-se quando alguém disser: “Como está difícil te encontrar...” ou “você está mais difícil do que a mulher do presidente...” ou ainda “ta se escondendo do que?”

Já se passaram alguns anos que o valor ou talvez a moda fosse à dificuldade de acesso às pessoas. Percebia-se uma idéia de que ausência=difícil, sinônimo de importante.

Por exemplo, empresário que se prezasse, tinha um profissional em sua recepção, tipo “testa de ferro” para que ninguém ou algumas pessoas tivessem acesso à sua pessoa. Outro caso, era o dos profissionais da medicina, sempre tinha uma atendente muito delicada para segurar o atraso do médico .... Que mudança! Hoje é você quem marcar a hora, pois é você que sabe quanto vale a sua hora também.

Lembro-me, quando secretária de uma empresa privada, tive um executivo que barrava até o presidente, para dar um ar de difícil... Já imaginou a saia justa?

Não podemos deixar no esquecimento... mais ou menos nos anos 50,60 ou 70, chegar atrasado a um compromisso era botar banca, dá uma atrasadinha na igreja, coisas de noivas, charme, achegar atrasado a um encontro amoroso era fazer biquinho ... Graças às mudanças isso já foi e faz bastante tempo.

O profissional que administra sua imagem, sua marca, é Updated, está dentro do novo milênio é totalmente acessível (*).

(*) Acessível - adj. A que se pode chegar, abordável: lugar acessível. / Afável, comunicativo, tratável: homem acessível a todos. / Fig. Compreensível, inteligível: raciocínio acessível a qualquer um. 

Se você sabe o valor de um relacionamento do conhecer mais e mais pessoas, você sabe também de como é de grande valia a proximidade, o conhecer o novo e somar e de como precisamos uns dos outros.

Já observaram como as empresas estão derrubando paredes, excluindo divisórias e colocando as pessoas cada vez mais perto e acessíveis?

Tanto é que, tecnologias, equipamentos de ponta, high tech, cada vez mais sofisticados e de fácil comando e acesso, estão sendo criados para facilitar a comunicação entre as pessoas e cada vez mais aproximá-las.

Como diz um comercial do Globo:

- Você não é banco, mas tem que marcar e ter PRESENÇA!

Como você está gerenciando seu networking, sua rede de relacionamento? Como está a sua comunicação? Pense no lado pessoal e profissional principalmente.

- Não me diga que você está somente nas redes de relacionamento, Orkut, twitter, Facebook, entre outros.

Precisamos ter contatos, falar com gente e trocar energias. Então, não se esqueça de participar de eventos, tantos pessoais como profissionais.

Afinal... Você é uma pessoa super antenada e linkada no século XXI.

Palavras de ordem:

· Proximidade;

· Busca;

· Agregar;

· Atração;

· Interação;

· Relacionamentos;

· Chegar junto;

· Quebrar fronteiras...

Lembre-se: cuidar dos pequenos detalhes pode fazer toda a diferença.

Até a próxima,

Texto produzido por Madalena Mattos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário