segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

COMO IMPULSIONAR A MOTIVAÇÃO RAPIDAMENTE?


De uma forma muito simples, podemos dizer que ter motivação é ter um motivo para a ação. É aquela sensação de fogo, de paixão, de desejo e arrebatamento que nos preenche sempre que sentimos um forte impulso para realizar algo, para nos aproximarmos de alguém, ou quando estamos desejosos que algo aconteça ou se realize. É o sentimento tremendo de envolvimento com a ação, tarefa, acontecimento ou pessoas que nos preenche e faz vibrar. É aquele instante em que sentimos uma enorme força de vontade para ir no caminho de algo em que perspetivamos um reforço que nos enche o espirito de contentamento e felicidade. Mas, o que dizer quando toda essa energia e vontade, a que chamamos motivação, nos abandona? O que fazer quando perdemos o impulso para a ação?

Quem não experimentou já o forte desejo de começar algo que sabemos ser bom para nós e que pode mudar a vida para melhor, para passado pouco tempo depois, pouco a pouco vermos o nosso ímpeto, energia e vontade esvanecer-se. A motivação é composta e construída por uma panóplia de fatores, mas o que aponto como aquele que tem mais peso, é a emoção. E, na sua essência as emoções são voláteis, são impermanentes e fluidas, o que quer dizer que têm altos e baixos. Quando estamos a atravessar um desses momentos de diminuição da motivação, aquilo a que nos propusemos anteriormente fica certamente negativamente afetado.

Para que você possa mais rapidamente voltar a elevar os seus níveis motivacionais, apresento em seguida algumas formas muito eficazes para reabastecer e impulsionar a sua motivação:

PASSO 1: O NEGATIVO

Sente-se num lugar calmo. Feche os olhos por alguns minutos. Em seguida faça as perguntas que se seguem usando a sua imaginação e capacidade de projetar-se no futuro:

Como será a minha vida daqui a cinco anos, se eu continuar a permanecer no mesmo caminho, como tenho estado até agora?

Como será provavelmente a minha vida? tornar-se-á pior para mim e talvez até mesmo para as pessoas ao meu redor?

Pode ser desconfortável visualizar um cenário pouco satisfatório, mas tentar ver as consequências negativas tão vividamente na sua mente pode alavancar a sua motivação para recomeçar novamente a caminhar para a sua mudança positiva.

PASSO 2: O POSITIVO

Em seguida, tente perspetivar o outro lado das coisas. Tente encaminhar a sua mente para uma vertente positiva. Feche os olhos por alguns minutos e pergunte-se:

Como será minha vida daqui a um ano, se eu me mantiver ligado aos meus objetivos e continuar a impulsionar-me para a frente?

Como estará a minha vida daqui a cinco anos, se eu me mantiver no rumo estabelecido?
Como irá a minha vida melhorar, não só para mim, mas para as pessoas ao meu redor que eu amo, se eu me mantiver no caminho?

Esforce-se para colocar o máximo de pormenores na construção do seu cenário positivo. Se possível tente sentir as emoções que você julga vir a viver se tudo acontecesse da melhor maneira possível para você e para as pessoas significativas para a sua vida.

PASSO 3: A SUA MOTIVAÇÃO PESSOAL

As duas questões anteriores, funcionam tanto melhor quando mais vividos e detalhados forem os cenários construídos por si. No entanto, para que o processo fique completo e possa ser eficaz é necessário refletir sobre as perguntas e consequentes respostas elaborou no sentido de encontrar o seu motivo pessoal ou razões para fazer levar os seus objetivos em frente e manter a motivação elevada.

Por exemplo, ficar em melhor forma física poderia ajudá-lo a tornar-se mais otimista e com mais energia. Esta é uma estratégia que utilizo na minha vida pessoal. Acredito que para manter o ritmo exigente de trabalho e igualmente regular o meu humor para níveis ótimos, o exercício físico promove-me o ganho de energia, a qual eu depois mobilizo para os meus projetos de vida, para as pessoas que gosto e para o investimento no meu bem estar geral.

Mas, para realmente encontrar o coração da sua motivação, feche novamente os olhos, invista mais alguns minutos na continuação do exercício e continue procurando uma resposta mais pessoal, se você ainda não a encontrou. Uma das respostas pode ser que você queira fazer uma alteração positiva nos seus hábitos de promoção da sua saúde, porque se você não fizer isso, então pode não ter a energia suficiente para investir nas suas áreas de paixão, ou para se divertir, ou para estar com os seus amigos ou familiares. A vida é como uma autovia com muitas faixa de rodagem, temos de ir avançando e investindo nas várias áreas de interesse e nos vários papéis que representamos ao longo da vida, e isso requer uma constante motivação para investirmos o nosso tempo e atenção.

Por exemplo, se você quer tornar-se mais eficaz no trabalho, pode ser porque você gostaria de ser promovido e vir a ganhar mais dinheiro para dar mais segurança financeira para os seus filhos e familiares. As nossas ações, desejos e sonhos têm sempre uma forte razão associada, e nem sempre temos uma perceção clara daquilo que nos move. Assim sendo, faz todo o sentido levantar algumas questões, analisá-las, respondê-las e tentar associar-lhe os gatilhos necessários para impulsionar a motivação rapidamente.

Invista neste exercício mental que certamente irá ajudá-lo a redirecionar o seu foco e assim reabastecer a sua verdadeira motivação. Pegue numa folha de papel, ou utilize o seu smartphone e escreva a resposta o mais específica e pormenorizada possível, contendo também o impacto emocional que você julga poder vir a experienciar. Coloque essa folha de papel num local onde possa ver todos os dias, ou copie o que escreveu na folha de papel e programe um lembrete no seu smartphone (caso possua um), de forma a que seja avisado diariamente. Existem alguns bons lugares, como o seu espaço de trabalho, a sua mesa de cabeceira ou a sua geladeira. Isto tornará mais fácil manter os seus objetivos sempre vívidos na sua mente. E, você pode praticar este exercício sempre que precisar de uma recarga motivacional.

Por Miguel Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário